Sementes Basso 2
macoppi 2

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Facebook

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 5

notícias

11.08.2017 | SAFRA - por Sérgio Pereira - Irga

10º CBAI termina nesta sexta-feira em Gramado

Esta edição do 10º CBAI é organizada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz e promovida pela Sociedade Sul-brasileira de Arroz Irrigado

imagem Painel sobre o mercado de arroz Foto: Sérgio Pereira/Irga

Após três dias de muitas atividades, termina nesta sexta-feira (11) o 10º Congresso de Arroz Irrigado (CBAI), que começou na terça-feira (8) em Gramado. O último dia reserva palestra sobre “Sistemas integrados de produção agropecuária no contexto da lavoura arrozeira”, além de dois painéis no Hotel Serrano. Esta edição do 10º CBAI é organizada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e promovida pela Sociedade Sul-brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI).

A sexta-feira começa com a palestra com o doutor em Agronomia/Ciências do Solo, professor da UFRGS e consultor do Irga, Ibanor Anghinoni, com o tema “Sistemas integrados de produção agropecuária no contexto da lavoura arrozeira”. Novamente ocorrerão dois painéis simultaneamente: o primeiro com o tema “Desafios para a rotação de culturas com o arroz”, ministrado pelo doutor em Fitotecnia e professor da UFSM, Enio Marchesan; o segundo painel vai abordar “Mudanças climáticas e os impactos da lavoura arrozeira”, com o palestrante doutor em Ciência do Solo e professor na UFRGS, Cimelio Bayer. O evento termina às 12 horas com a solenidade oficial de encerramento.

SOSBAI

A quinta-feira (10) do 10º CBAI teve debates, apresentação de pôsteres, assembleia da SOSBAI e noite de homenagens. A primeira palestra do dia foi com o doutor em Entomologia e professor da Universidad de La Republica no Uruguai, Enrique Castiglioni, com o título “Biocontroladores no manejo de inseto praga no contexto da lavoura arrozeira”. Ainda pela manhã ocorreram dois painéis simultâneos: o primeiro com o tema “Avanços e desafios na qualidade do arroz”, conduzido por Andre Ferreira Ziglia, da Camil Alimentos, e a mestre em Engenharia Agroindustrial e coordenadora de qualidade do arroz no Laboratório FLAR/CIAT da Colômbia, Katerine Loaiza de La Pava, tendo como debatedores Gilberto Wageck Amato (Irga) e Moacir Carlos Elias (UFPel) e como moderadora, Priscila Bassinello (Embrapa). O segundo painel debateu “Panorama e perspectivas do mercado brasileiro do arroz”, com o mestre em Economia e Finanças e gerente na Conab Sérgio Roberto de Santos, tendo como debatedor Alexandre Velho (Federarroz) e como moderador Tiago Sarmento Barata (Irga).

Painel sobre qualidade do arroz

A tarde foi reservada a mais uma sessão de pôsteres e sessão oral de trabalhos. No final da tarde ocorreu a 57ª assembleia geral ordinária da SOSBAI, com a apresentação da chapa que assumirá a entidade no próximo biênio 2019/2020. A entidade passará a ser presidida por Klaus Konrad Scheuermann (Epagri), tendo como vice Enio Marchesan (UFSM), secretário Eduardo Rodrigues Hickel (Epagri), 2º secretário Rubens Marschalek (Epagri), tesoureira Ester Wickert (Epagri) e como 2º tesoureiro Alexander de Andrade (Epagri). Rodrigo Schoenfeld, atual presidente da SOSBAI, cumprimentou Scheuermann e lhe desejou sucesso em sua gestão.

Scheuermann e Schoenfeld

À noite aconteceu a festa de confraternização do congresso na Sociedade Recreio Gramadense, onde dez pesquisadores foram homenageados. A noite começou com a homenagem póstuma ao pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão Orlando Peixoto de Morais, representado por Adriano Pereira de Castro, coordenador de Melhoramento da Embrapa Clima Temperado.

Na sequência foram homenageados: Adi Mario Zanuzo (Mapa), Antonio Folgiarini de Rosso (Irga), Ariano Martins Magalhães Júnior (Embrapa Clima Temperado), Cláudio Mudstock (Ufrgs/Irga, representado por Christian Bredemeier), Eduardo Rodrigues Hickel (Epagri), Enio Marchesan (Ufrgs), Geovano Parcianello (produtor), Jaime Vargas de Oliveira (Irga), Maria Laura Turino Mattos (Embrapa Clima Temperado) e Nereu Augusto Streck (UFSM).

Streck, falando em nome dos homenageados, lembrou da importância do trabalho em equipe e pediu aplausos aos seus colegas do projeto SimulArroz.

Os homenageados da noite

Confira a programação desta sexta

8h15min - Palestra IV: Sistemas integrados de produção agropecuária no contexto da lavoura arrozeira

Palestrante: Ibanor Anghinoni (Ufrgs e Irga)

Moderador: Filipe Selau Carlos (Irga)

9h30min - Oficina III

10 horas - Coffee break

10h20min - Sala A - Painel V: Desafios para a adoção de culturas em rotação com o arroz irrigado

Palestrante: Enio Marchesan (UFSM)

Debatedores: Edward Pulver (consultor do FLAR) e Dirceu Gassen (consultor autônomo)

Moderador: Rodrigo Schoenfeld (Irga)

10h20min - Sala B - Painel VI: Mudanças climáticas e os impactos da lavoura arrozeira

Palestrante: Cimelio Bayer (Ufrgs)

Debatedores: Walkyria Scivittaro (Embrapa Clima Temperado) e Nereu Augusto Streck (UFSM)

Moderador: Sílvio Steinmetz (Embrapa Clima Temperado)

12 horas - Encerramento: Guinter Frantz (presidente do Irga)




Enviar notícia para um amigo

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2017 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio