Sementes Basso 2
macoppi 2

cadastre-se

Na Planeta Arroz os usuários cadastrados têm muitas vantagens. Faça o seu cadastro grátis.

cadastre-se agora
Facebook

rss

Na Planeta Arroz você pode conferir as últimas novidades através de Feeds RSS. Confira:

notícias
artigos
Assine 5

notícias

10.01.2017 | SAFRA - por Conab

Produção de grãos deve chegar a 215 milhões de toneladas

A produção de arroz deve alcançar 11,6 milhões de toneladas, registrando aumento de 9,7%

A estimativa de produção de grãos para 2016/17 é de 215,3 milhões de toneladas, com um aumento de 15,3% ou 28,6 milhões de toneladas frente à safra anterior (186,7 milhões t). Os dados são do 4º Levantamento da safra 2016/2017, divulgado nesta terça-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O resultado positivo se deve à produtividade média das culturas, em recuperação da influência negativa das condições climáticas da safra passada. A área total também tem previsão de ampliação em 1,3% ou 745,6 mil hectares quando comparada à safra anterior, podendo chegar a 59,1 milhões de hectares.

Para a soja, a projeção é de crescimento de 8,7% na produção, podendo atingir 103,8 milhões de toneladas, com aumento de 8,3 milhões de t. A área cresceu 1,6.%. O milho primeira safra deverá alcançar 28,4 milhões de toneladas, com um aumento de 9,9% ou 2,5 milhões de toneladas frente à safra 2015/16 e ampliação de 3,2 % na área.

O feijão primeira safra deve obter 1,3 milhão de toneladas, resultado 25,7% superior à safra passada, enquanto para o arroz a previsão é de 11,6 milhões de toneladas e aumento de 9,7%. Já o algodão pluma deve crescer 10,1% e chegar a 1,42 milhão de toneladas, apesar de uma redução de 5,2% na área cultivada. Algodão e arroz tiveram redução de área, devido a substituição pelo cultivo de soja, o que não ocorreu com as demais culturas de primeira safra.

Final da safra de inverno 2016 – A produção de trigo cresceu 21,5% acima dos números de 2015 e alcançou 6,7 milhões de toneladas. A cevada teve crescimento de 42,5% na produção, que será de 374,8 mil toneladas graças à recuperação da produtividade. Também a canola e o triticale apresentaram aumento de área e produtividade. A canola produziu 71,9 mil toneladas e o triticale, 68,1 mil toneladas.




Enviar notícia para um amigo

comentários (4)

12/01/2017 - flavio evandro schmidt (santa maria - RS)
Influencia negativa das chuvas na safra passada... hummm... sei... quer dizer que essa chuvarada que esta caindo dia sim, dia nao no sul do pais nao sera prejudicial e a safra de graos ira aumentar??? Que vai dar mais arroz e soja mesmo com as enchentes??? Que eh isso gente???
13/01/2017 - Edereson Diehl ( - AC)
Fica o alerta, provavelmente teremos mais enchentes, a essas alturas ninguém acredita mais em papai noel, muito menos em lanina, temos um novo fenomeno talvez que possa ser chamado de EL NINO DO CHACO.SDS.
14/01/2017 - Miguel Barbosa (Barra do Ribeiro - RS)
Caríssimos. Tenho certeza de que a safra de arroz seria melhor se a CEEE fosse privatizada. A falta de energia nos levantes de irrigação são uma constante nos ultimos anos. Linhas sucateadas pelo interior que dão pane a cada vento ou chuva contribuem para diminuir a produtividade arrozeira. Os gerentes regionais da CEEE admitem o problema mas nada podem fazer por falta de recursos para renovação da estrutura. Uma empresa exaurida por intromissões de politicos e máfias das reclamatorias trabalhistas hoje presta um dos piores serviços concedidos no país. Quase não teve a concessão renovada por causa disso. Na crise do RGS, a privatização poderia matar dois coelhos com uma unica cajadada. Sds
15/01/2017 - carlos nelson azambuja (camaquâ - RS)
Recebe-se críticas por questionar números lançados por entidades e órgãos governamentais como a CONAB, mas vejam senhores, artigo exposto pelo próprio Planeta Arroz, vide O DESAFIO DA INTENSIFICAÇÃO DO USO DO SOLO por Lucilo Alves, prof. ESALQ/USP.
Excelente matéria publicada, extremamente elucidativa e informadora e ´pouco divulgada, embasamento técnico inquestionável!
Por que a mídia não busca estes dados fidedignos e divulga informações como esta, em que a área de cultivo de arroz no Brasil recuou no últimos 16 anos em um milhão e duzentos mil hectares ?

Deixe o seu comentário.
Para isso, é necessário estar logado.

esqueci minha senha enviar

Se você é um novo usuário, faça o seu cadastro gratuitamente.

Todos os direitos reservados - Copyright 2017 - Planeta Arroz

Desenvolvido por dzestudio