Tira-teimas
Simulador expõe relação custo e benefício
A RiceTec desenvolveu um simulador de custos e ganhos para comparar os seus produtos com três cultivares convencionais e muito usadas no Rio Grande do Sul. A planilha leva em consideração os custos das sementes e o resultado da produtividade para apontar o quanto o produtor pode ganhar se usar o híbrido. Na tabela, basta colocar a cotação da saca de arroz, a diferença de produtividade e a área cultivada para obter o resultado.
Em uma simulação feita entre as cultivares Clearfield, Tuno CL e Irga 422 CL, o produto RiceTec tem um ganho de R$ 16,8 mil a mais. Para chegar a este resultado, o híbrido precisa atingir dois mil quilos a mais de média de produtividade em uma área de 50 hectares. No comparativo entre o híbrido Avaxi e a cultivar El Paso, o ganho seria de R$ 31,1 mil a mais para o produto RiceTec. Neste caso, a produtividade média do híbrido teria que ser de pelo menos 2,4 mil quilos por hectare a mais que a concorrente, também em uma área de 50 hectares.
| Depoimentos |
O produtor e engenheiro agrônomo Edgar Walter Schmitz, de Uruguaiana (RS), destaca que a alta produtividade é a melhor característica do híbrido da RiceTec. Segundo ele, na área experimental de um hectare o rendimento foi de 10,7 mil quilos de grãos. "Gostei e pretendo aumentar a área de híbrido para a próxima safra", analisa Schmitz.
Em Agudo, região central do Rio Grande do Sul, o produtor Eldo Ari Karsburg plantou 3,5 hectares da cultivar Tuno CL. Segundo ele, as sementes da RiceTec tiveram ótimo desempenho, com produtividade de 10,8 mil quilos de grãos por hectare e limpeza da área infestada de arroz vermelho. "Para a próxima safra, pretendo ampliar para 25 hectares a área de híbrido da RiceTec. Além da indiscutível produtividade, o arroz híbrido apresentou resistência a doenças e boa tolerância ao herbicida que mata o arroz vermelho e outras plantas daninhas", destaca o produtor. |
| Fonte: Embrapa Arroz e Feijão |
Clique aqui para ver a tabela de Simulador de Ganhos / ha
|